Atendimento de segunda a sexta, das 08:00 às 12:00 e 13:00 às 17:00 horas.



INSTITUCIONAL: Previdência lança mais três livros de Coleção

Obras trazem estudos atualizados sobre aspectos previdenciários, como demografia, atuária e cobertura

Da Redação (Brasília) – A Secretaria de Previdência lançou, nesta quinta-feira (24), durante reunião do Conselho Nacional de Previdência, mais três volumes (35, 36 e 37) da Coleção Previdência Social. Com esses livros, a coleção soma 37 obras, que tratam de diversos temas envolvendo a Previdência brasileira desde 2002.

volume 35 – “Previdência no Serviço Público”, produzido pela Subsecretaria dos Regimes Próprios de Previdência Social, traz uma consolidação de notas técnicas e notas explicativas sobre a Previdência no Serviço Público. O livro traz o entendimento pacificado pela Secretaria a respeito de normas relativas aos regimes dos servidores. A obra constituirá mais uma ferramenta de orientação e consulta para os gestores e técnicos dos regimes próprios de previdência estaduais e municipais.

Uma coletânea de artigos publicados sobre os regimes previdenciários e sua situação atuarial constitui o volume 36 – “Regimes Previdenciários e Situação Atuarial”. O material foi elaborado por professores e alunos que participaram do Curso de Especialização em Ciências Atuariais e Demografia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, em 2014 e 2015. O livro traz reflexões embasadas em pesquisas científicas a respeito da realidade demográfica, social e financeira do sistema previdenciário brasileiro. Esse volume também foi feito pela Subsecretaria dos Regimes Próprios de Previdência Social.

Já o volume 37 – “Envelhecimento da População e Seguridade Social” é composto de vários estudos sobre o acelerado envelhecimento da população brasileira e suas implicações para a Seguridade Social (que engloba Previdência, Assistência e Saúde). Um dos capítulos aborda a evolução recente da cobertura previdenciária no Brasil e os impactos dessas transferências na redução do nível de pobreza no país. O livro traz também um retrato do mercado de trabalho brasileiro e as tendências mundiais de alteração nas regras de aposentadoria.

O atendimento à pessoa idosa na Política Nacional de Assistência Social também é abordado na última obra. Esse volume traz, ainda, comentários sobre a recomendação da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) para políticas de envelhecimento e emprego, além de considerações sobre o Benefício Assistencial de Prestação Continuada (BPC). O volume 37 é uma produção da Subsecretaria do Regime Geral de Previdência Social.

Acesse aqui a Coleção Previdência Social

Veja também: Reforma é vantajosa para maioria dos segurados com tempo de contribuição para pedir aposentadoria

Fonte: http://www.previdencia.gov.br/